#Ferramenta: Piktochart

Durante o nosso percurso académico fazemos dezenas e dezenas de trabalhos. Apresentações orais acompanhadas de powerpoint, muitas vezes massudos e pouco apelativos. Trabalhos escritos e relatórios sem fim, sem qualquer preocupação com o design.

Temos que pôr um ponto final nos trabalhos sem cor, sem vida, sem design. E como nem todos nascemos com o dom de sermos artistas e sabermos construir um bom design, existem algumas ferramentas gratuitas e muito intuitivas que nos facilitam bastante o trabalho criativo. Apesar de terem disponíveis uma panóplia de templates já construídos, podemos também adaptá-los e modificá-los ao nosso gosto e necessidade.

Uma das ferramentas que ajuda bastante um profissional de comunicação a elaborar trabalhos com um bom design e uma boa imagem (porque os olhos comem!) é o fantástico Picktochart. Esta ferramenta permite criar Infográficos, Apresentações, Cartazes e Relatórios. Tudo isto com um design e uma apresentação muito profissional, atrativa e apelativa.

Começamos por criar uma conta no site da Piktochart: ou utilizamos um e-mail e uma password ou então fazemos login através do Facebook. Após criarmos a conta, aparece-nos uma mensagem de boas-vindas com algumas indicações sobre a ferramenta e aconselham-nos, primeiramente, enquanto não adquirimos mais experiência, a utilizarmos os templates de design profissional já existentes e disponíveis na própria plataforma.

É-nos disponibilizado quatro documentos que nos ajudam a desenvolver as nossas capacidades ao nível do design: o potencial da infografia; como criar o primeiro infográfico em apenas 15 minutos; dicas para desenvolvermos um design mais avançado; potencializar as nossas criações. E ainda temos a mais-valia de ter o facebook da Piktochart com vários documentos onde nos ajudam com vários pormenores e informações, como por exemplo terem um documento onde abordam a importância das cores e demonstram as paletes de cores mais usadas por estações do ano e por data/época festiva.

festas

Isto permite-nos ter melhores condições e conhecimentos para desenvolver um melhor trabalho ao nível da apresentação de informação e do design.

Vou mostrar-vos alguns templates pagos e gratuitos que pudemos utilizar ou apenas tirar ideias.

Para os infográficos:

Para as apresentações:

Para os relatórios:

Para os cartazes:

Estas são apenas algumas opções das imensas propostas que existem no site Piktochart. E depois quando decidimos qual queremos utilizar, clicamos em “create” e começamos a editar e a alterar aos coisas ao nosso gosto. Quando editamos temos ao nosso dispor «shapes&line», «icons», «photos» e «photo frame» e dentro dessas ferramentas para construirmos o design à nossa maneira, temos imensos e variados temas como por exemplo «Business-Finance», «Agriculture», «Entertainment», «Social Media», entre muitos outros.

Do que estás à espera? Experimenta! Tenho a certeza que vais gostar 🙂

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s